SumoCup

Com sua primeira edição realizada em 2017, a SumoCup é uma competição de robótica onde studantes, hobbistas e entusiastas da robótica podem competir com um projeto próprio de robô sumô autônomo em equipes de até três integrantes. Em uma partida de sumô de robôs o objetivo é empurrar o robô adversário para fora do ringue circular chamado Dohyo. No momento da partida, que consiste em três rodadas com duração máxima de três minutos cada, estará presente um juíz e um representante de cada uma das duas equipes adversárias e será vencedora a equipe cujo robô, operando por conta própria, conseguir dois pontos de Yuhkoh ao remover o adversário do Dohyo respeitando as regras da competição.

Desafio Maze Escape

O Desafio Maze Escape é uma competição em que um robô autônomo corre através de um dédalo/labirinto (maze, em inglês) para competir por inteligência e velocidade. O robô que participa desta competição é denominado de micromouse.

Esta competição é organizada pelo Laboratório de Automação, Servomecanismos e Controle (LASEC) e terá sua primeira edição em setembro de 2015. O Desafio Maze Escape será um marco por ser a primeira competição do Brasil nesta categoria de robôs.

Será permitida a inscrição de qualquer brasileiro e de qualquer idade, podendo ser participantes individuais ou equipes formadas por até quatro pessoas, sendo assim, espera-se atrair estudantes do nível técnico, pesquisadores, profissionais, hobistas, educadores e estudantes de graduação e pós-graduação. As áreas de atuação dos participantes deste desafio são eletrônica, computação e mecânica.

TUR

Criado no ano de 2010, o Torneio Universitário de Robótica já se encontra em sua quinta edição. O evento proporciona a integração entre graduandos das mais diversas instituições de ensino, garantindo o intercâmbio de experiências e disseminação de conhecimento no âmbito da engenharia.

O torneio visa ampliar o interesse dos estudantes universitários em pesquisas e projetos relacionados às áreas da eletrônica, mecânica e programação a partir do desenvolvimento de equipamentos e novas tecnologias que atendam as necessidades em Automação e Controle.

Dessa forma, o TUR tem como objetivo estimular o desenvolvimento e garantir uma nova oportunidade para que os estudantes de áreas afins pratiquem o conteúdo visto em sala, tendo total liberdade para ousar de sua criatividade e conhecimentos

Link: www.tur.eletrica.ufu.br/